Notícias

Em seu 10º aniversário, a associação destaca a importância de um sistema de proteção contra incêndios

fevereiro 24, 2021

Você sabia que, em 2019, foram contabilizadas 866 ocorrências de incêndios estruturais noticiadas pela imprensa? Os estabelecimentos comerciais, que contemplam lojas, shopping centers e supermercados, foram os que registraram o maior número de notícias divulgadas na mídia, com um total de 215 matérias, seguida por depósito, com 187. A grande maioria dos casos foi causada pela combinação de estrutura e/ou a armazenagem e a falta de um sistema de proteção eficaz, resultando em perda de patrimônio e vidas. Por isso, a Associação Brasileira de Sprinklers trabalha cada vez mais para fomentar o uso do sistema mais seguro contra incêndios: os sprinklers, ou chuveiros automáticos.

No próximo dia 24 de fevereiro a Associação comemora 10 anos de atuação nos mais variados setores da sociedade para disseminar informação correta e segura sobre sistemas de proteção contra incêndio.  Junto a outras medidas, como saídas de emergências amplamente sinalizadas, extintores portáteis e hidrantes, por exemplo, o sistema de ‘sprinklers’ – ajuda a evitar a perda do patrimônio e, o mais importante, a salvar vidas. É um dos componentes de maior importância de uma rede de combate a incêndio, pois tem a capacidade de controlar ou suprimir a propagação das chamas.

Mas, você sabe o que é e como funciona o sprinkler?

O sprinkler é um componente de um sistema de combate a incêndios, que descarrega água quando detecta um foco de chamas, isso acontece devido a um dispositivo termo sensível dentro do equipamento, que é acionado quando a temperatura predeterminada é excedida, liberando assim, a água para combater o fogo, essencial para preservar vidas e patrimônio, podendo controlar ou apagar um pequeno foco, dando possibilidade de fuga até a chegada dos serviços de emergência. Vale ressaltar que o sistema de sprinklers atua independentemente da atuação humana, automática e localmente pela ação do calor.

 De acordo com Felipe Melo, presidente da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), se instalado de maneira correta e com manutenção em dia, o sprinkler entra em operação automaticamente, liberando água de forma rápida e de maneira circular, atingindo uma área aproximada de 16m², propiciando tempo de fuga para os ocupantes do local. Além do alastramento do fogo, consequentemente, o Sprinkler também ajuda a evitar a propagação de fumaça tóxica e falta de visibilidade.

Sem os sprinklers, as chamas demoram até cinco minutos para consumir totalmente um ambiente, tirando chances de escape. Em grandes edificações, a instalação de sprinklers é obrigatória e indispensável para diminuir o risco de grandes incêndios. Para isso, o Corpo de Bombeiros é encarregado de emitir um documento certificando que, durante a vistoria, a edificação estava em conformidade quanto à segurança contra fogo. Contudo, caso haja inadequações, o Corpo de Bombeiros tem o dever de fiscalizar, orientar, apontar as irregularidades e realizar nova vistoria. 

Para Felipe Melo, a elaboração de projetos de prevenção de incêndios com sprinklers precisa ser a peça-chave e um aliado importante em todo tipo de construção. Afinal, a instalação desses sistemas apresenta um investimento baixo, se comparado com a proteção eficaz que oferece.

“O aprendizado que ficou diante de tantas tragédias deixa claro que é preciso fomentar o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios”, completa.

Sobre a ABSpk

A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida.

Postagens recentes

  • Competindo com qualidade
    In Sem categoria
    10 anos de ensaios e análise da relação entre mercado e certificação de sprinklers mostra importância do futuro da indústria brasileira diante da globalização Se determinados […]
  • Tipos de Sprinklers
    In Artigos
    https://youtu.be/pDHgsZY97PA Temos uma gama enorme de sprinklers no mercado. A seguir destacaremos os mais utilizados em edifícios corporativos, hospitais, Shopping Center, […]
  • 16° Curso de Especialização em Prevenção Contra Incêndio do CBMDF
    In Notícias
    A ABSpk participou do 16° Curso de Especialização em Prevenção Contra Incêndio do CBMDF, realizado nas dependências do Comando do CBMBA, com 90 bombeiros de ambas as corporações. […]