Artigos

Carta aberta ao público em geral, sobre sistemas de supressão de incêndios por chuveiros automáticos (sprinklers)

maio 12, 2023

A ABSpk – Associação Brasileira de Sprinklers, organização associativa sem fins lucrativos, que representa os principais fornecedores de tecnologias, equipamentos, projetos e serviços para sistemas de supressão de incêndios por chuveiros automáticos (sprinklers), vem a público informar e orientar sobre a existência de práticas comerciais que podem induzir ao comprador à aquisição de sprinklers irregulares, podendo comprometer o funcionamento de todo sistema e consequentemente colocar em risco a vida humana e perdas patrimoniais.

Existem evidências de práticas comerciais no mercado brasileiro, por parte de algumas empresas que importam e comercializam sprinklers em uma ou mais das seguintes condições:

  1. Sprinklers sem nenhum tipo de certificação;
  2. Sprinklers suspeitos de falsificação com estampa de marcas de fabricantes certificados e renomados;
  3. Práticas comerciais desleais onde o cliente solicita cotação de sprinklers certificados, porém os lotes a serem entregues contém um percentual de sprinklers não certificados ou falsificados, tornando o preço médio do produto mais atrativo ao comprador;
  4. Fornecimento de sprinklers de “resposta padrão” para áreas classificadas como “risco leve”, onde a obrigatoriedade normativa é de sprinklers de “resposta rápida”.

Não nos compete arbitrar sobre quais produtos o mercado deve ou não considerar. Porém a ABSpk, alinhada às práticas de qualidade dos sistemas de sprinklers reconhecidas e recomendadas internacionalmente, alerta e orienta sobre a vital importância de somente se aplicar, em projetos e instalações, SPRINKLERS CERTIFICADOS por entidades de reconhecida competência, tais como, exemplificativamente, FM Approvals, UL – Underwrite Laboratories ou ABNT Certificadora.

Sistemas de sprinklers são altamente eficazes no processo de supressão e controle de incêndios em inúmeros tipos de ocupações e equipamentos, desde que sejam concebidos com sprinklers de qualidade comprovada e passem por inspeções e manutenções preventivas periódicas.

Tendo em vista que o sprinkler é um dispositivo projetado e fabricado para atuar uma única vez em sua vida útil quando exposto à sua temperatura de atuação, é preciso garantir que tanto os materiais empregados na sua manufatura quanto os processos de fabricação sejam certificados, visando a alta qualidade e eficiência do produto final. A certificação conduzida por entidades certificadoras renomadas mundialmente através da aplicação de ensaios, testes e processos inspecionados, são a garantia de que o produto possui a qualidade mínima para operarem nas condições para os quais foram projetados.

Infelizmente no Brasil não há a obrigatoriedade de certificação compulsória para diversos equipamentos de segurança contra incêndios. Mas existem em nossas legislações inúmeras referências à normas nacionais e internacionais onde as certificações dos componentes de sistemas de sprinklers são altamente recomendadas, tendo em vista que os dispositivos provenientes de fabricantes sem procedimentos atestados podem representar um risco à segurança.

Informamos também que as empresas associadas à ABSpk, listadas em nosso site (www.abspk.org.br), ao se filiarem assumem o compromisso de apenas comercializar, especificar e empregar produtos de qualidade com SPRINKLERS CERTIFICADOS, alinhados ao objetivo comum de implantar sistemas seguros e eficazes conforme as diretrizes internacionais atualmente conhecidas.

Diante do exposto acima, a ABSpk coloca-se a disposição para esclarecimentos e orientação sobre o tema, visando cooperar para que seu investimento seja realizado dentro da conformidade de normas e padrões de qualidade e que fiquem em conformidade com as políticas de ESG de sua organização.

Atenciosamente,

Paulo Sérgio Floriano da Silva

Diretor-Presidente

+5511 3717- 9111

Postagens recentes

  • Competindo com qualidade
    In Sem categoria
    10 anos de ensaios e análise da relação entre mercado e certificação de sprinklers mostra importância do futuro da indústria brasileira diante da globalização Se determinados […]
  • Tipos de Sprinklers
    In Artigos
    https://youtu.be/pDHgsZY97PA Temos uma gama enorme de sprinklers no mercado. A seguir destacaremos os mais utilizados em edifícios corporativos, hospitais, Shopping Center, […]
  • 16° Curso de Especialização em Prevenção Contra Incêndio do CBMDF
    In Notícias
    A ABSpk participou do 16° Curso de Especialização em Prevenção Contra Incêndio do CBMDF, realizado nas dependências do Comando do CBMBA, com 90 bombeiros de ambas as corporações. […]