Artigos

Tipos de Sprinklers

setembro 29, 2023

Temos uma gama enorme de sprinklers no mercado. A seguir destacaremos os mais utilizados em edifícios corporativos, hospitais, Shopping Center, indústrias, galpões de armazenagem e áreas classificadas como limpas em laboratórios e indústrias.

Pendente 68º C, K5.6 (80), resposta rápida, cobertura padrão:

É um sprinkler que será acionado quando o colchão de calor sobre ele chegar a 68º C. Ele tem um tempo de resposta mais rápida que o sprinkler padrão, ou seja, ele troca calor mais rápido com o ambiente, detectando rapidamente a variação de temperatura. A norma fala em índice de tempo resposta ITR igual ou menor que 50 (m.s)1/2.

Temperatura de 68º C é chamada de temperatura ordinária pela norma. Para cada local adotamos a temperatura ideal para o funcionamento do sprinkler. No caso de 68º C a temperatura máxima do telhado esperada é de 38º C

A cobertura padrão, são as áreas de cobertura que todos estamos acostumados:

– Risco leve – 21 m²;

– Risco ordinário – 12 m²;

– Risco extraordinário 9 m²

– Risco de armazenagem – 9 m².

Utilização: É um sprinkler mais adequado para uso em risco leve. Utilizado em escritórios, áreas com e sem forro, respeitando-se a distância máxima do teto, nas áreas sem forro. A NBR 10897/2020 exige sprinklers de resposta rápida a serem instalados em qualquer risco leve.

UP Right 93º C, K8 (115) resposta e cobertura padrão:

É um sprinkler que será acionado quando o colchão de calor sobre ele chegar a 93º C. Ele tem um tempo de resposta padrão, a norma em índice de tempo de resposta ITR igual ou maior que 80 (m.s)1/2.

Temperatura de 93º C é chamada de temperatura intermediaria pela norma. No caso de 93º C a temperatura máxima do telhado esperada é maior de 38º C e menor que 66º C. Para cada local adotamos a temperatura ideal para o funcionamento do sprinkler.

Utilização: É um sprinkler adequado para uso em risco ordinário. Utilizado em indústrias, onde temos normalmente ambientes mais quentes e a classificação mais rigorosa, que um risco leve por exemplo. Também em garagens com cobertura metálica, onde a temperatura de telhado está entre 38º C e 66º C.

Muitas vezes temos pouca pressão hidráulica no sistema, com o fator K maior é necessário menos pressão para fornecer a mesma quantidade mínima de água.

– ESFR 100º C, K 25 (360):

Chuveiro que atua no modo de supressão e que se caracteriza por ter resposta rápida e por distribui água em grande quantidade e de forma especificada, sobre uma área limitada, de modo a proporcionar rápida supressão do fogo, quando instalado apropriadamente.

Temperatura de 100º C é ainda uma temperatura intermediária e é a máxima temperatura fabricada para esse sprinkler.

É um sprinkler muito utilizado em locais de armazenagem, com pé direito de até 15,25 m de altura e alta carga incêndio, onde a temperatura do teto é superior a 38º C e inferior a 66º C.

É preciso se tomar muito cuidado na distribuição dos pontos, para que a estrutura de cobertura, seja de concreto ou metálica, não cause obstruções a descarga do sprinkler. Não que os demais sprinklers possam ser distribuídos aleatoriamente, mas esse em especial é muito sensível às obstruções.

A distribuição dele é feita normalmente 1 sprinkler a cada 9 m²

Pendente cobertura estendida, 79º C, K5.6(80) ou K8(115), resposta padrão

É um sprinkler que será acionado quando o colchão de calor sobre ele chegar a 79º C.

A cobertura estendida, significa que o sprinkler abrange uma área maior de cobertura que os sprinklers de cobertura padrão. É preciso se ter os dados (data sheet) do fabricante para saber qual é a área de cobertura para aquele sprinkler especificamente. Os sprinklers de cobertura estendida têm suas áreas de cobertura variando com a pressão disponível no sistema, quanto maior a pressão, maior a área de cobertura.

Para se ter uma ideia, um sprinkler de cobertura estendida para risco ordinário, pode chegar a uma área de cobertura de 36 m², contra 12 m² do sprinkler padrão.

Faz-se necessário um estudo de custo/benefício para o uso desse tipo de sprinkler, pois apesar da proporção ser 1:3, ele requer mais pressão e vazão, resultando num dimensionamento de rede, bombas e reservatório maior.

Utilização: É um sprinkler adequado para todos os tipos de risco. Ele atende a um risco leve, risco ordinário, risco extraordinário e inclusive para risco armazenagem. Como atende a todos os tipos e risco, pode ser adotado desde um escritório, desde que seja de resposta rápida, até um deposito de armazenagem.

Sidewall, K5.6 (80), 68º C:

Chuveiro projetado para ser instalado em paredes e descarregar água em direção à parede oposta.

Normalmente são usados para vencer um certo vão, onde não há possibilidade de se instalar sprinklers no teto.

Esses sprinklers não podem ser usados para risco extraordinário e de armazenagem.

Utilização: Muito utilizados em quartos de hotéis, onde normalmente não se tem forro. Também para vencer grandes aberturas de shopping center, átrios e estruturas similares, desde que as dimensões horizontais sejam iguais ou menores que 6 m e a área do vão seja inferior a 93 m². Dimensões superiores a essas não há necessidade de instalar sprinklers nos vãos.

Oculto para forro, 68º C, K5.6 (80):

Chuveiro embutido, coberto por uma placa que é liberada antes do funcionamento do chuveiro.

São sprinklers adorados pelos arquitetos, que ficam felizes em poder “esconder” o sistema de incêndio.

No forro só fica aparente uma plaquinha branca ou da cor que o arquiteto desejar. Sai de fábrica na cor desejada, não é permitido pintura da placa no local.

Sprinklers muito utilizados e edifícios comerciais, principalmente nos halls sociais da edificação. Também utilizado em salas limpas como: laboratórios, produção de alimentos e indústrias químicas, onde não pode haver acúmulo de poeira.

Postagens recentes

  • Competindo com qualidade
    In Sem categoria
    10 anos de ensaios e análise da relação entre mercado e certificação de sprinklers mostra importância do futuro da indústria brasileira diante da globalização Se determinados […]
  • Tipos de Sprinklers
    In Artigos
    https://youtu.be/pDHgsZY97PA Temos uma gama enorme de sprinklers no mercado. A seguir destacaremos os mais utilizados em edifícios corporativos, hospitais, Shopping Center, […]
  • 16° Curso de Especialização em Prevenção Contra Incêndio do CBMDF
    In Notícias
    A ABSpk participou do 16° Curso de Especialização em Prevenção Contra Incêndio do CBMDF, realizado nas dependências do Comando do CBMBA, com 90 bombeiros de ambas as corporações. […]