Temos uma gama enorme de sprinklers no mercado. A seguir destacaremos os mais utilizados em edifícios corporativos, hospitais, Shopping Center, indústrias, galpões de armazenagem e áreas classificadas como limpas em laboratórios e indústrias.
Pendente 68º C, K5.6 (80), resposta rápida, cobertura padrão:
É um sprinkler que será acionado quando o colchão de calor sobre ele chegar a 68º C. Ele tem um tempo de resposta mais rápida que o sprinkler padrão, ou seja, ele troca calor mais rápido com o ambiente, detectando rapidamente a variação de temperatura. A norma fala em índice de tempo resposta ITR igual ou menor que 50 (m.s)1/2.
Temperatura de 68º C é chamada de temperatura ordinária pela norma. Para cada local adotamos a temperatura ideal para o funcionamento do sprinkler. No caso de 68º C a temperatura máxima do telhado esperada é de 38º C
A cobertura padrão, são as áreas de cobertura que todos estamos acostumados:
– Risco leve – 21 m²;
– Risco ordinário – 12 m²;
– Risco extraordinário 9 m²
– Risco de armazenagem – 9 m².
Utilização: É um sprinkler mais adequado para uso em risco leve. Utilizado em escritórios, áreas com e sem forro, respeitando-se a distância máxima do teto, nas áreas sem forro. A NBR 10897/2020 exige sprinklers de resposta rápida a serem instalados em qualquer risco leve.

UP Right 93º C, K8 (115) resposta e cobertura padrão:
É um sprinkler que será acionado quando o colchão de calor sobre ele chegar a 93º C. Ele tem um tempo de resposta padrão, a norma em índice de tempo de resposta ITR igual ou maior que 80 (m.s)1/2.
Temperatura de 93º C é chamada de temperatura intermediaria pela norma. No caso de 93º C a temperatura máxima do telhado esperada é maior de 38º C e menor que 66º C. Para cada local adotamos a temperatura ideal para o funcionamento do sprinkler.
Utilização: É um sprinkler adequado para uso em risco ordinário. Utilizado em indústrias, onde temos normalmente ambientes mais quentes e a classificação mais rigorosa, que um risco leve por exemplo. Também em garagens com cobertura metálica, onde a temperatura de telhado está entre 38º C e 66º C.
Muitas vezes temos pouca pressão hidráulica no sistema, com o fator K maior é necessário menos pressão para fornecer a mesma quantidade mínima de água.


– ESFR 100º C, K 25 (360):
Chuveiro que atua no modo de supressão e que se caracteriza por ter resposta rápida e por distribui água em grande quantidade e de forma especificada, sobre uma área limitada, de modo a proporcionar rápida supressão do fogo, quando instalado apropriadamente.
Temperatura de 100º C é ainda uma temperatura intermediária e é a máxima temperatura fabricada para esse sprinkler.
É um sprinkler muito utilizado em locais de armazenagem, com pé direito de até 15,25 m de altura e alta carga incêndio, onde a temperatura do teto é superior a 38º C e inferior a 66º C.
É preciso se tomar muito cuidado na distribuição dos pontos, para que a estrutura de cobertura, seja de concreto ou metálica, não cause obstruções a descarga do sprinkler. Não que os demais sprinklers possam ser distribuídos aleatoriamente, mas esse em especial é muito sensível às obstruções.
A distribuição dele é feita normalmente 1 sprinkler a cada 9 m²

Pendente cobertura estendida, 79º C, K5.6(80) ou K8(115), resposta padrão
É um sprinkler que será acionado quando o colchão de calor sobre ele chegar a 79º C.
A cobertura estendida, significa que o sprinkler abrange uma área maior de cobertura que os sprinklers de cobertura padrão. É preciso se ter os dados (data sheet) do fabricante para saber qual é a área de cobertura para aquele sprinkler especificamente. Os sprinklers de cobertura estendida têm suas áreas de cobertura variando com a pressão disponível no sistema, quanto maior a pressão, maior a área de cobertura.
Para se ter uma ideia, um sprinkler de cobertura estendida para risco ordinário, pode chegar a uma área de cobertura de 36 m², contra 12 m² do sprinkler padrão.
Faz-se necessário um estudo de custo/benefício para o uso desse tipo de sprinkler, pois apesar da proporção ser 1:3, ele requer mais pressão e vazão, resultando num dimensionamento de rede, bombas e reservatório maior.
Utilização: É um sprinkler adequado para todos os tipos de risco. Ele atende a um risco leve, risco ordinário, risco extraordinário e inclusive para risco armazenagem. Como atende a todos os tipos e risco, pode ser adotado desde um escritório, desde que seja de resposta rápida, até um deposito de armazenagem.

Sidewall, K5.6 (80), 68º C:
Chuveiro projetado para ser instalado em paredes e descarregar água em direção à parede oposta.
Normalmente são usados para vencer um certo vão, onde não há possibilidade de se instalar sprinklers no teto.
Esses sprinklers não podem ser usados para risco extraordinário e de armazenagem.
Utilização: Muito utilizados em quartos de hotéis, onde normalmente não se tem forro. Também para vencer grandes aberturas de shopping center, átrios e estruturas similares, desde que as dimensões horizontais sejam iguais ou menores que 6 m e a área do vão seja inferior a 93 m². Dimensões superiores a essas não há necessidade de instalar sprinklers nos vãos.

Oculto para forro, 68º C, K5.6 (80):
Chuveiro embutido, coberto por uma placa que é liberada antes do funcionamento do chuveiro.
São sprinklers adorados pelos arquitetos, que ficam felizes em poder “esconder” o sistema de incêndio.
No forro só fica aparente uma plaquinha branca ou da cor que o arquiteto desejar. Sai de fábrica na cor desejada, não é permitido pintura da placa no local.
Sprinklers muito utilizados e edifícios comerciais, principalmente nos halls sociais da edificação. Também utilizado em salas limpas como: laboratórios, produção de alimentos e indústrias químicas, onde não pode haver acúmulo de poeira.
